17 Fev 2018

A intensidade da voz no discurso

A intensidade da voz no discurso

 

Quando temos que expor uma ideia em um ambiente que não é familiar ou falar de um assunto que não dominamos muito, acontece uma mudança corporal que para uns é sutil mas para outros é bastante intensa.

       A respiração e a voz ficam alteradas.

Isso acontece porque há uma grande descarga de substâncias que são acionadas quando nos sentimos em perigo. É nosso instinto animal de proteção.

Essas substâncias são depositadas em parte na musculatura corporal, respirar e produzir voz é uma ação muscular. Por isso algumas pessoas podem ficar com uma voz fraca ou muito forte.

Psicodinâmica vocal é a sensação emocional que alguns parâmetros vocais podem produzir no ouvinte, fiz um vídeo que explica melhor cada um deles. Dá uma olhada. ;)

Aqui vou falar sobre a intensidade, porque é uma as principais alterações que podemos apresentar, gerando sensações que muitas vezes não é muito interessante para o comunicador.

Olha que interessante, psicologicamente ela está ligada a noção de limite próprio e do outro, permite inúmeras interpretações por parte do ouvinte.

Uma coisa é certa, variamos nossa intensidade vocal quando falamos, o que acontece é que não fazemos isso de maneira consciente. Quando desenvolvemos essa observação

começamos a ter maior controle das situações comunicativas e nos sentimos mais seguros.

Alcançar esse objetivo significa trabalhar a escuta ativa sobre nós mesmos.

Para conseguir estimular essa escuta comece a gravar sua voz nas mensagens do Whatts, depois escute e perceba as variações que você coloca dependendo da pessoa, do seu estado de espirito, do seu objetivo e muito mais. Não vai ficar se criticando, por que ficará mais difícil você se escutar.

Assim, percebendo sua variação de intensidade vocal, você terá um ambiente mais saudável, diminuirá situações de conflito e imprimirá em sua forma de comunicar mais equilíbrio emocional.

Espero ter ajudado você.

Um abraço;

Ana Kelly Martinez

NOSSAS SOLUÇÕES

Soluções Corporativas

Sempre será feito um levantamento de necessidades para possíveis adequações ou construção de metodologias e o uso da plataforma educacional online da Falarte, como suporte por meio de vídeos aulas, vídeos, palestras, infográficos e muito mais.

SAIBA MAIS



Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossos conteúdos