23 Jul 2019

A oratória pode impactar seus resultados

A oratória pode impactar seus resultados

A arte de falar em público que nos dias atuais é algo que faz parte do nosso dia a dia.

Barack Obama é sem dúvida nenhuma um dos maiores exemplos que a Oratória gera grandes resultados. Ele foi o primeiro afro-americano a se tornar presidente dos Estados Unidos. Foi com sua grande habilidade de orador que conseguiu notoriedade da mídia americana em 2004, quando foi convidado para fazer o discurso principal da Convenção Nacional Democrata.

Todos nós podemos desenvolver nossa oratória e conseguirmos resultados extraordinários em nossa vida e nos negócios.

A forma como expressamos nossas ideias é muito importante para os dias atuais, ou melhor sempre foi, por isso nunca devemos deixar de estimular nossa forma de comunicar.

O termo Oratória originou-se do latim oratória e significa a arte de falar ao público ou falar em público.

Você tem medo de falar em público?

Fica tranquilo é você e a torcida do Flamengo inteira. Você não está sozinho.

A oratória ou arte de falar ao público foi à primeira forma de uso da palavra, com a finalidade de persuadir, convencer e vender. Sem a tecnologia da escrita os grandes oradores transpunham suas ideias em praças, ruas e escolas utilizando a oralidade como forma de expressão.

Quando usamos a comunicação escrita temos regras gramaticais que devem ser seguidas, o mesmo deve ocorrer quando falamos em público, assim nossos pensamentos serão transmitidos de forma clara, objetiva e concisa.

Já em situações informais como reuniões rápidas, conversar, venda direta com o cliente, em fim situações corriqueiras do dia a dia. Lembre-se de chamar atenção do ouvinte para você quando iniciar a exposição de suas ideias, use um vocatico (cumprimento) que chama a atenção do ouvinte ou em situações de diálogo chame a pessoa pelo seu nome, ela lhe dará o máximo de atenção.

Quando temos uma situação formal como conferências, palestras, saudações é importante usar de um vocabulário mais elaborado, procurar ler seu discurso, inserir sinônimos, antônimos e analógicos, emprego de ornamentos de linguagem, volume de voz, dramatização assim as ideias de valor têm maior realce.

Preparar-se para suas exposições fará com que se torne mais estratégico, e conseguirá convencer os ouvintes com mais facilidade. A oratória é a ferramenta que nos auxilia a arquitetar a exposição dos nossos pensamentos em formato de discurso.

Use a oratória à seu favor para ser mais atraente e estratégico na exposição de suas ideias.

 

NOSSAS SOLUÇÕES

Soluções Corporativas

Sempre será feito um levantamento de necessidades para possíveis adequações ou construção de metodologias e o uso da plataforma educacional online da Falarte, como suporte por meio de vídeos aulas, vídeos, palestras, infográficos e muito mais.

SAIBA MAIS



Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossos conteúdos