Saber como colocar um assunto mesmo que seja simples pode ser bastante difícil dependendo da situação, da intensão, do momento, em fim inúmeros motivos podem dificultar a expressividade.
Vivenciamos isso o tempo todo no dia a dia, no ambiente de trabalho quando somos pegos de surpresa para falar em um evento, com a família nos momentos que temos que falar sobre um assunto polêmico, também quando precisamos dizer alguma coisa difícil para um amigo.
Lhe pareceu familiar? Como resolver isso?
A nossa forma de comunicar é automatizada em nosso cérebro, não pensamos como iremos dar bom dia à alguém na rua ou como iremos pedir alguma coisa para o caixa do supermercado. É possível ser mais consciente quanto a forma de expressar ideias, intensões e necessidades.
Pensar estrategicamente significa ter mais consciência quando comunicamos, isso gera ao falante mais segurança e credibilidade.
Para isso acontecer empregaremos ferramentas que foram criadas a muito tempo por Aristóteles e que usamos sempre mais de maneira inconsciente, porque como falei a comunicação é automatizada, então, não pensamos quando falamos simplesmente falamos.
Apresentar um argumento pode ser interessante se você usar a confirmação de Aludir à Ocasião, que é simplesmente um comentário breve sobre a presença dos ouvinte e uma colocação rápida sobre a situação comunicativa.
Um exemplo de situação de discursos formais:
“Raros são os momentos da vida brasileira em que um universo tão representativo une-se para defender plataformas comuns. Mais de mil empresários, partindo dos mais remotos recantos deste País, representando a indústria, o comércio, à agricultura, o setor financeiro e os serviços em geral, encontra-se aqui para transmitir uma mensagem simples e direta: Queremos a modernização já.”
Um exemplo de situação de discursos informais:
“Estou muito feliz de ver todos vocês reunidos hoje para essa reunião que é tão importante para o crescimento de nossa empresa.”
Um exemplo de situação de conversa:
“Oi Amanda que bom que ti encontrei estava com saudade de você. Melhor ainda é saber que você irá comprar o meu carro.”
Percebeu como usamos essa forma de argumentar no nosso dia a dia.
Mas para que ocorra de maneira estratégica é importante que você dê um tempo antes de começar a falar, pense mentalmente e de maneira devagar os números 0 a 3. É um tempo para que seu cérebro se localizar na situação comunicativa que estará vivenciando e eleger qual a melhor ferramenta para aquele momento.
É importante sempre pensar antes de falar qualquer coisa, porque assim estamos mais conscientes da nossa forma de comunicar e temos muitas outras ferramentas que podem usadas para diferentes situações.
Hoje falamos sobre a confirmação de Aludir à Ocasião, porque ela é muito comum, só não nos falaram que isso é ser estratégico quanto a forma de expressão.
Espero que tenham gostado dessa dica.
Abraço;
Ana Kelly Martinez
As metodologias da Falarte são criadas para possibilitar a pratica da comunicação, porque entendemos que não a mudança sem pratica, com um arcabaço teórico forte para estruturar e fundamentar cada atividade e conteúdo trabalhado.
SAIBA MAISCadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossos conteúdos