25 Abr 2018

Socorro por onde começo minha fala.

Socorro por onde começo minha fala.

Saber como colocar um assunto mesmo que seja simples pode ser bastante difícil dependendo da situação, da intensão, do momento, em fim inúmeros motivos podem dificultar a expressividade.

Vivenciamos isso o tempo todo no dia a dia, no ambiente de trabalho quando somos pegos de surpresa para falar em um evento, com a família nos momentos que temos que falar sobre um assunto polêmico, também quando precisamos dizer alguma coisa difícil para um amigo.  

Lhe pareceu familiar? Como resolver isso?

A nossa forma de comunicar é automatizada em nosso cérebro, não pensamos como iremos dar bom dia à alguém na rua ou como iremos pedir alguma coisa para o caixa do supermercado. É possível ser mais consciente quanto a forma de expressar ideias, intensões e necessidades.

Pensar estrategicamente significa ter mais consciência quando comunicamos, isso gera ao falante mais segurança e credibilidade.

Para isso acontecer empregaremos ferramentas que foram criadas a muito tempo por Aristóteles e que usamos sempre mais de maneira inconsciente, porque como falei a comunicação é automatizada, então, não pensamos quando falamos simplesmente falamos.

Apresentar um argumento pode ser interessante se você usar a confirmação de Aludir à Ocasião, que é simplesmente um comentário breve sobre a presença dos ouvinte e uma colocação rápida sobre a situação comunicativa.

 

Um exemplo de situação de discursos formais:

                 “Raros são os momentos da vida brasileira em que um universo tão representativo une-se para defender plataformas comuns. Mais de mil empresários, partindo dos mais remotos recantos deste País, representando a indústria, o comércio, à agricultura, o setor financeiro e os serviços em geral, encontra-se aqui para transmitir uma mensagem simples e direta: Queremos a modernização já.”

Um exemplo de situação de discursos informais:

              “Estou muito feliz de ver todos vocês reunidos hoje para essa reunião que é tão importante para o crescimento de nossa empresa.”

Um exemplo de situação de conversa:

              “Oi Amanda que bom que ti encontrei estava com saudade de você. Melhor ainda é saber que você irá comprar o meu carro.”

 

Percebeu como usamos essa forma de argumentar no nosso dia a dia.

Mas para que ocorra de maneira estratégica é importante que você dê um tempo antes de começar a falar, pense mentalmente e de maneira devagar os números 0 a 3. É um tempo para que seu cérebro se localizar na situação comunicativa que estará vivenciando e eleger qual a melhor ferramenta para aquele momento.

É importante sempre pensar antes de falar qualquer coisa, porque assim estamos mais conscientes da nossa forma de comunicar e temos muitas outras ferramentas que podem usadas para diferentes situações.

Hoje falamos sobre a confirmação de Aludir à Ocasião, porque ela é muito comum, só não nos falaram que isso é ser estratégico quanto a forma de expressão.

Espero que tenham gostado dessa dica.

Abraço;

Ana Kelly Martinez

NOSSAS SOLUÇÕES

Soluções Corporativas

Sempre será feito um levantamento de necessidades para possíveis adequações ou construção de metodologias e o uso da plataforma educacional online da Falarte, como suporte por meio de vídeos aulas, vídeos, palestras, infográficos e muito mais.

SAIBA MAIS



Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber nossos conteúdos